Para que ocorra melhorias no mundo do mercado, empresas que visam crescimento e formas de atrair cada vez mais clientes, estão sempre em busca de meios de comunicação melhores e mais satisfatórias. 

O PABX virtual é uma das alternativas mais utilizadas pelas empresas ao se comunicarem com seus leads, clientes e/ou fornecedores. Com tantas novas tecnologias, a aceleração digital feito via canal telefônico, vem sendo cada vez mais aprimorado para auxiliar os vendedores, equipes de suporte e outros demais profissionais a otimizarem o atendimento e melhorarem a comunicação, ao mesmo tempo que aumentam suas demandas. 

O PABX virtual é considerado uma das inovações que chegou com o objetivo de transformar a comunicação telefônica das empresas a partir de soluções inteligentes e integradas que otimizam processos e proporcionam maior eficiência no setor corporativo. 

Sendo assim, para entender em detalhes tudo sobre o PABX virtual e como utilizá-lo, confira a leitura a seguir!

O que é PABX virtual?

PABX virtual também chamada por Central Telefônica Digital, é conhecida por ser uma central particular específica de uma empresa. PABX significa “Private Automatic Branch Exchange”, que traduzida para o português: “Troca Automática de Ramais Privados”. 

Em outras palavras, trata-se de uma central telefônica que possibilita da melhor forma uma distribuição do atendimento ao cliente pela implementação de ramais, sem que ocorra a necessidade da criação de novas linhas. É necessário, apenas, uma linha telefônica central, essa que, por sua vez, serve de ponto de gerenciamento de ligações que são transferidas para os ramais. 

Diferente de outras centrais telefônicas tradicionais, com o PABX virtual, apenas linhas da empresa entram no sistema de gestão. Ou seja, nenhuma outra linha externa à empresa está ligada ao sistema. 

Dessa forma, será possível controlar e expandir a comunicação via telefone com clientes, fornecedores e colaboradores da sua empresa. 

Como o PABX virtual surgiu?

Em 1879 após o patenteamento do telefone, foi ativada pela primeira vez no mundo, a central telefônica. Com o decorrer dos anos, houveram diversas e grandes mudanças em sua forma e funcionalidade, e rapidamente, as centrais telefônicas começaram a passar por vários processos de otimização. 

Após quase 100 anos mais tarde, em 1960, o PABX surgiu. Nesta época, uma equipe de advogados desenvolveu o primeiro sistema PABX, que necessitava de um operador humano direcionando-o manualmente a cada uma das chamadas realizadas. 

O PABX foi criado baseado em um sistema semelhante à estrutura de um computador de mesa, contendo um: HD, CPU, RAM e um sistema operacional que permitia que as empresas adicionassem músicas ou linhas telefônicas de forma simples e prática, tudo isso através de novas placas para os gabinetes. 

Nesse tempo, era bastante comum que as empresas contratassem seus próprios operadores para fazer esse serviço, como telefonistas que ficavam à frente, responsáveis pela movimentação manual dos números comprados ou alugados por essas empresas. 

Com o passar do tempo, o cenário foi se modificando, e os sistemas PABX se popularizaram por seus benefícios de discagem de ramais e encaminhamento de chamadas e tornaram-se ainda mais importantes e utilizados. 

Como funciona e como usar o PABX?

De modo geral, o sistema PABX virtual, funciona de forma 100% digital, seguindo o modelo de Cloud Computing. Em outras palavras, essa central de telefonia funciona com base na computação em nuvem, que fornece serviço na modalidade SaaS. Com isso, as empresas não sentem a necessidade de contar com centrais de telefonia física em sua estrutura operacional. O que torna este um sistema ainda mais prático, flexível e econômico.  

A grande proposta do PABX virtual está em integrar os diversos departamentos de uma empresa e atuar diretamente na fluidez da comunicação. Com isso, é possível otimizar os processos, ter uma ferramenta robusta para desenvolver ações de melhoria na experiência do cliente e aumentar e melhorar o engajamento da equipe. 

Vantagens do PABX virtual?

Oferecer um atendimento de comunicação de qualidade e satisfatória ao cliente, é o elemento imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. Para gestores e empreendedores que almejam melhorar o funcionamento e desempenho dos processos de rotina de organizações, a plataforma de PABX é a escolha ideal, já que o serviço consegue atender os gaps mais comuns à telefonia padrão. 

Ao unir as linhas e ramais, ele oferecerá mais organização e eficiência à interação entre os colaboradores e também no contato com o público externo, como o relacionamento com clientes. Essa grande melhoria gerada pelo desempenho de telefonia PABX traz grandes resultados positivos, significando um investimento e qualidade para toda a empresa. Confira-os:

  • Suporte às tecnologias digitais, analógica, celular e VoIP;
  • Zero custo para ligação entre ramais, de qualquer lugar do mundo;
  • Possibilita a implementação de URA, atendimento automatizado;
  • Opção para gravação de voz em todas as chamadas;
  • É possível fazer a integração com demais sistemas;
  • Não é necessário preocupar-se com a manutenção e atualização do sistema.

Sobre o atendimento ao cliente

O atendimento de qualidade ao cliente é o ponto chave de sucesso para qualquer empresa que a utiliza. Quando a empresa tem como foco e objetivo satisfazer o cliente até em meio as soluções de seus problemas, o sucesso, desenvolvimento e visibilidade da empresa são garantidos. 

Uma dica de ouro, está em aprofundar-se no assunto e desfrutar o máximo possível das tecnologias como a PABX para implementar um melhor atendimento aos seus clientes.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.